PEDRO VELHO E O MEIO AMBIENTE
Meio PEDRO VELHO Ambiente
Sabemos o quanto o meio ambiente é importante para formação da vida no Planeta Terra. As bases construtora de uma vida mais digna, igualitária e de uma saúde mais humana, hoje os meios ecossistêmicos são sem dúvidas a maior consonante de sobrevivência das populações humanas.
O problema da falta de água já não é só do semiárido Nordestino, o Sul e Sudeste já passam por isso. A amazônia já não é mais única do Norte, pertence ao mundo por sua diversidade de fauna e flora. O aquecimento global mesmo sendo discutido por muitos pesquisadores, a sua não existência, já se pode observar na coalizão de dados climáticos que mudam a cada dia, se não a cada hora uma perspectiva diferente de condições climáticas.
As Florestas hoje vivem uma realidade inversa de valorização de seus recursos. Estamos em um espaço tão verídico de mudanças que hoje a economia global se mede e se valoriza em promoção e proteção ambiental, a famosa ECONOMIA SUSTENTÁVEL.
Em meio a esses avanços mundial não poderia jamais deixar de propor tais práticas de fortalecimento ambiental na pequena grandiosa cidade em capacidade ecossistêmica chamada PEDRO VELHO. Passando pela frase que dominou o mundo e é síndrome da Educação Ambiental: Pensar Globalmente e Agir Localmente. Sabemos o quanto é importante a proteção do meio ambiente, é em perspectiva a isso que queremos cada vez mais avançar em práticas de proteção ambiental. O respeito ao meio ambiente é o respeito a vida, o mesmo dever de religiosidade, pois Deus antes de tudo criou a vida através dos grandes ecossistemas.
É por isso que estamos lançando cada vez mais projetos construtores de pluralidades ambientais. Foi lançado a primeira trilha de prática ecológica, de estudos de impactos ambientais e estudos de educação ambiental em Pedro Velho. Buscando promover a educação ambiental como base fundamental de proteção do meio ambiente.
Com o apoio da Secretária Municipal de Educação, da Direção da Escola de Ensino Fundamental José Targino, promovemos um dia de lazer e prática educacional, vivenciando o meio ambiente como fonte substancial de ensino e aprendizado. Onde no dia 18 de maio fomos á campo com os alunos do 9º ano, somando mais de 50 alunos vivenciando essa nova realidade.
Pregamos que as boas condutas morais, de humanidade e de formação ambiental tem que ser levado muito mais a sério nas instituições de ensino básico. Com isso hoje temos em Pedro Velho uma base fundamental para promover os ensinos das ciências ambientais em campo, seja parte biológica, química e até física, a chamada Eco-Trilha Rio Piquiri. Essa Trilha ecológica surge da ideia de partilha do conhecimento e a percepção de proteção ambiental pelos alunos formadores de nossa saciedade.
Em breve teremos mais informações sobre a primeira Trilha Ecológica catalogada e criada em Pedro Velho. Estaremos a disposição de todas as Escolas, assim também, como de todos aqueles que queiram um lazer diferente e um conhecimento a mais de nosso ecossistema. Para mais informação é só entrar em contato, é totalmente gratuito. Por um meio ambiente cada vez mais forte.
Segue em anexo algumas foto da trilha e das turmas de alunos que recebemos em campo:
Foto 1: Imagem aérea da localização da trilha;
Foto 2: Contexto de saúde e meio ambiente;
Foto 3: Turma do 9º ano manhã;
Foto 7: Turma 9º ano tarde (caminhando na trilha);
Foto 8: Parte com uma vegetação fechada e com árvores altas;
Foto 9: Parte com uma vegetação fechada e com árvores altas;
Foto 10: Chegada a Estação de Tratamento de Água da CERN;
Foto 11: Balneário de Pedro Velho;
Foto 16: Rio Piquiri (Barragem CAERN).
Foto 17: Momento de descontração.
Blog Nova Pedro Velho a informação é a nossa energia!
Comentários
Postar um comentário