O RIO CURIMATAÚ RESSURGE

  O Rio Curimataú uma das principais bacias hidrográficas da Paraíba e do Rio Grande do Norte, tem sua marca registrada na  história de Pedro Velho. Esse rio foi o principal responsável pela mudança de Cuitezeiras para Vila Nova (nome que antecedeu Pedro Velho). 
  O Rio Curimataú nasce no município paraibano de Barra de Santa Rosa, na Serra do Cariri Velho, pertencente ao complexo do Planalto da Borborema. A Bacia deste rio ocupa uma área total de 3.346 km². Entra no estado do Rio Grande do Norte pelo município de Nova Cruz e deságua no Oceano Atlântico através do estuário denominado de Barra de Cunhaú, no município  de Canguaretama (Wikipédia).
  Passando pelo longo período de estiagem, o Rio Curimataú a alguns anos não perpetuava de um bom domínio de água, não tendo correntezas e muito menos uma constante vazão. Renovando as perspectivas, passando pelo bom momento de chuvas que já se somam ao decorrer desse ano, o Curimataú volta a suspirar garantido vida a sua existência e alegrando agricultores e pescadores.
  Um RIO que mais do que MEIO AMBIENTE, representa história, representa vida. representa esperança. Que momentos assim possam ser constantes.  

Fotos: Rio Curimataú (domínio pedrovelhense);
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRIMEIRO COMÍCIO DO CANDIDATO A PREFEITO JOSÉ MARQUES

PRIMEIRO DEBATE POLÍTICO DA HISTÓRIA DE PEDRO VELHO