COLUNA SOCIAL SOBRE AGRICULTURA COM DONATO TRIGUEIRO

Por Donato Ribeiro Trigueiro, novo colunista do Blog, assessorando a população na área da agricultura:


Caro leitor, me chamo Donato Ribeiro de Carvalho, sou Engenheiro Agrônomo, Mestre em Manejo de Solo e Água, Doutorando em Fitotecnia, e como bom filho dessa terra rica, que é Pedro Velho - RN, a partir desta edição do Blog, gostaria de interagir com vocês leitores acerca das questões Agro-Sócio-Ecológicas e seus desafios, bem como inovações tecnológicas e técnicas de cultivos. Também responderemos questões pontuais que possam surgir, sejam elas relacionadas a pragas doenças ou sistemas de produção.

Foto: Donato;

O nosso município está localizado entre o litoral e o agreste do estado, originou-se graças a agricultura e cresceu demasiadamente a partir da migração dos moradores da antiga Vila de Cuitezeiras para Vila Nova e posterior Pedro Velho. Esse crescimento se deu por ser rota dos comerciantes paraibanos rumo a Recife - PE e por contar com passagem de trem para escoar produção. Inicialmente com a produção de cana-de-açúcar, para abastecer os engenhos da região na produção de açúcar, aguardente, rapadura, entre outros. Posteriormente o algodão, beneficiado através de descaroçadores, para atender as demandas do mercado europeu, e a criação de gado bovino para a produção de carne e para trabalho, já que todo o transporte, bem como os moinhos dos engenhos funcionavam pela força de bois. Mas também pequenos cultivos de milho, mandioca, batata, feijão entre outros, para abastecer o mercado local.
Terras férteis, cortadas por rios e riachos, clima litorâneo, com bom regime de chuvas, que propicia condições favoráveis para o cultivo de diversas culturas. Hoje, Pedro Velho se destaca na produção de feijão verde ou numa nomenclatura atual, caupi-hortaliça, que é largamente apreciado por todo Nordeste e também por outros estados do país. Pedro Velho é o maior produtor do estado e exporta sua produção para diversos estados vizinhos sendo Recife-PE o maior destino. Outras culturas como milho-verde, mandioca e jerimum também tem destaque nesse contexto de produção.
Neste cenário, a produção ainda é bastante primitiva, exploratória, marginalizada e esquecida pelos órgãos competentes, o que dificulta a profissionalização dessa agricultura no município, ou seja, dificulta o surgimento de empresas agrícolas que realmente gerem divisas locais, e que formalizem trabalhadores na agricultura e que façam correr dinheiro na economia municipal.

Nosso objetivo a partir dessa edição, será auxiliar, das formas supracitadas, ao produtor pedrovelhense através deste blog. Na próxima edição, nosso tema será Produção do Feijão-Verde. Fiquem à vontade para sugerir e ou questionar utilizando os comentários.


Comentários

  1. Muito interessante! A inovação vem dominando o mundo globalizado e por tanto é preciso usar destes artifícios para gerar riqueza através da terra. Parabéns Donato pelo trabalho e empenho com a nossa grandioza cidade Pedro VelHo.
    Reinan lima ribeiro
    Salvador bahia

    ResponderExcluir
  2. Desejo todo sucesso do mundo para você Donato

    ResponderExcluir
  3. Desejo todo sucesso do mundo para você Donato

    ResponderExcluir
  4. Donato contribuindo com o desenvolvimento do seu município! Excelente iniciativa.

    ResponderExcluir
  5. Donato contribuindo com o desenvolvimento do seu município! Excelente iniciativa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PRIMEIRO COMÍCIO DO CANDIDATO A PREFEITO JOSÉ MARQUES

PRIMEIRO DEBATE POLÍTICO DA HISTÓRIA DE PEDRO VELHO